domingo, 24 de janeiro de 2010

Entre Nós - Loja Comunitária

Boa noite a todos,

No Sábado passado (23 de Janeiro), o nosso grupo pode ajudar na abertura da Loja Comunitária no espaço do K'cidade.

Esta Loja está a começar a crescer com a ajuda da instituição K'cidade, uma instituição que apoia estas iniciativas sociais nos seus primeiros passos, e quando não necessitar mais dessa ajuda, estabilizando por completo, torna-se independente do K'cidade. Para isto ainda precisa de arranjar um espaço sendo a utilização deste provisória.

A loja "Entre Nós" funciona à base de um sistema de trocas. Este sistema é muito simples e acessível a qualquer pessoa funcionando à base de créditos. Pela inscrição de cliente recebemos logo à partida cinco créditos. De seguida, todos os bens que não utilizamos podemos doar a esta instituição, e recebemos um número de créditos que depende do tipo de bens que doamos e da qualidade em que se encontram. Dependo do número de créditos que tivermos, podemos levar um dos itens dispostos na loja.



Ajudámos a seleccionar e a catalogar (atribuir créditos) os itens que se encontravam em condições de serem imediatamente dispostos na Loja. Para além disto, ajudámos na divulgação da mesma, distribuindo panfletos e cartazes e falando com os moradores do bairro.
Este bairro, a Zona Alta de Lisboa, encontra-se no sítio onde se encontrava o antigo bairro da Mosgueira, um bairro de inserção social. A zona Alta de Lisboa é agora constituída pelos antigos moradores da Mosgueira e por outros cidadãos, sendo por isto um local onde pessoas com diferentes necessidades são obrigadas a conviver.
No fim do dia, conseguiram fazer 53 clientes e o balanço foi positivo.
Achámos importante colaborar com este projecto uma vez que estavam a precisar de voluntários e que este se enquadra no nosso tema. Isto permite-nos tomar consciência das dificuldades que uma iniciativa de solidariedade social tem para dar os primeiros passos.
Foi um dia bem passado em que todos trabalharam com o mesmo objectivo: AJUDAR OS OUTROS!

Sem comentários:

Enviar um comentário